Rem Koolhaas projectou para o Porto, a Casa da Música, inaugurada em Abril de 2005, transformando-se imediatamente num ícone da cidade. Nicolai Ouroussoff, crítico de arquitectura do New York Times escreveu sobre a Casa da Música: “Olhando apenas o aspecto original do edifício, verifica-se que esta é uma das mais importantes salas de espectáculos construída nos últimos 100 anos”.
Biografia transcrita do website:
The Pritzker Architecture Prize
Nascido em Roterdão, Rem Koolhaas passou quatro anos de sua juventude na Indonésia, onde o seu pai era diretor de um instituto cultural recém-criado. Seguindo os passos de seu pai, Koolhaas começou sua carreira como escritor. Ele era jornalista do Haase Post em Haia, e mais tarde tentou escrever roteiros de filmes. A escrita de Koolhaas rendeu-lhe fama no campo da arquitetura antes que concluísse um único edifício. Depois de se formar na Architecture Association School em Londres em 1972, recebeu a Harkness Fellowship para viajar e fazer pesquisa nos Estados Unidos. Durante esse período, ele escreveu Delirious New York, que descreveu como um “manifesto retroativo para Manhattan” e que os críticos saudaram como um texto clássico sobre arquitetura e sociedade modernas. Em 1975, Koolhaas fundou o Office for Metropolitan Architecture (OMA) em Londres com Madelon Vriesendorm e Elia e Zoe Zenghelis. Com foco no design contemporâneo, a empresa venceu um concurso para uma ampliação ao Parlamento em Haia e uma grande encomenda para desenvolver um plano diretor para um bairro habitacional em Amsterdão. Em 1987, Koolhaas foi contratado para projetar e construir o Teatro de Dança da Holanda em Haia. Delirious New York foi reimpresso em 1994 com o título Rem Koolhaas and the Place of Modern Architecture. No mesmo ano, publicou S, M, L, XL em colaboração com o designer gráfico Bruce Mau. Descrito como um romance sobre arquitetura, o livro combina obras produzidas pelo Office for Metropolitan Architecture de Koolhaas com fotos, planos, ficção, desenhos animados e pensamentos aleatórios. O título refere-se à forma como o arquiteto decidiu organizar o livro: em vez de uma linha do tempo cronológica, ele é organizado pelos tamanhos dos projetos. Koolhaas projetou uma série de residências, edifícios culturais e um “educatorium”, um nome alusivo a uma fábrica de aprendizagem, uma instalação compartilhada na Universidade de Utrecht, entre muitos outros projetos. Numa competição importante, Koolhaas foi selecionado para projetar o novo Campus Center no Illinois Institute of Technology em Chicago, uma das primeiras novas estruturas no campus histórico projetada por Mies Van der Rohe.
Rem Koolhaas
Rem Koolhaas
Casa da Múscica, um ícone da cidade
Rem Koolhaas projectou para o Porto, a Casa da Música, inaugurada em Abril de 2005, transformando-se imediatamente num ícone da cidade. Nicolai Ouroussoff, crítico de arquitectura do New York Times escreveu sobre a Casa da Música: “Olhando apenas o aspecto original do edifício, verifica-se que esta é uma das mais importantes salas de espectáculos construída nos últimos 100 anos”.
Biografia transcrita do website:
The Pritzker Architecture Prize
Nascido em Roterdão, Rem Koolhaas passou quatro anos de sua juventude na Indonésia, onde o seu pai era diretor de um instituto cultural recém-criado. Seguindo os passos de seu pai, Koolhaas começou sua carreira como escritor. Ele era jornalista do Haase Post em Haia, e mais tarde tentou escrever roteiros de filmes. A escrita de Koolhaas rendeu-lhe fama no campo da arquitetura antes que concluísse um único edifício. Depois de se formar na Architecture Association School em Londres em 1972, recebeu a Harkness Fellowship para viajar e fazer pesquisa nos Estados Unidos. Durante esse período, ele escreveu Delirious New York, que descreveu como um “manifesto retroativo para Manhattan” e que os críticos saudaram como um texto clássico sobre arquitetura e sociedade modernas. Em 1975, Koolhaas fundou o Office for Metropolitan Architecture (OMA) em Londres com Madelon Vriesendorm e Elia e Zoe Zenghelis. Com foco no design contemporâneo, a empresa venceu um concurso para uma ampliação ao Parlamento em Haia e uma grande encomenda para desenvolver um plano diretor para um bairro habitacional em Amsterdão. Em 1987, Koolhaas foi contratado para projetar e construir o Teatro de Dança da Holanda em Haia. Delirious New York foi reimpresso em 1994 com o título Rem Koolhaas and the Place of Modern Architecture. No mesmo ano, publicou S, M, L, XL em colaboração com o designer gráfico Bruce Mau. Descrito como um romance sobre arquitetura, o livro combina obras produzidas pelo Office for Metropolitan Architecture de Koolhaas com fotos, planos, ficção, desenhos animados e pensamentos aleatórios. O título refere-se à forma como o arquiteto decidiu organizar o livro: em vez de uma linha do tempo cronológica, ele é organizado pelos tamanhos dos projetos. Koolhaas projetou uma série de residências, edifícios culturais e um “educatorium”, um nome alusivo a uma fábrica de aprendizagem, uma instalação compartilhada na Universidade de Utrecht, entre muitos outros projetos. Numa competição importante, Koolhaas foi selecionado para projetar o novo Campus Center no Illinois Institute of Technology em Chicago, uma das primeiras novas estruturas no campus histórico projetada por Mies Van der Rohe.